mirando mundo

o mundo… sob um certo olhar – e interação

Meu coração está em festa!

Não deu pra resistir o comentário pré-matéria! Meu coração está em festa!! Essa conquista é um passo incrível para os povos autóctonos e para todos nós, humanos, consequentemente! No Fórum Social Mundial de 2009 assisti às sessões que o jurista/sociólogo português Boaventura de Souza Santos dividiu com povos originários de diversas regiões do globo, que apresentaram suas lutas pelo que em espanhol soa como “autodeterminación”!! A fala da lider mapuche foi uma das mais emocionantes que já ouvi.

Que possamos apoiar e expandir essa luta!!

Amanda

02.10.09 – CHILE

Puerto Montt e Isla Grande de Chile recebem escola para o Autogoverno Mapuche

Hoje e amanhã (3), a organização Mapuche Conselho de Todas as Terras fará a inauguração da Escola para o Autogoverno Mapuche na cidade de Puerto Montt e na Isla Grande de Chiloe, respectivamente. O intuito da iniciativa é implementar os artigos 3 e 4 da Declaração de Nações Unidas sobre os direitos dos Povos Indígenas, relativos ao direito de Livre determinação e o Autogoverno.

A Escola deverá se constituir em um espaço de convergência para todos os interessados em implementar o Autogoverno Mapuche. Além disso buscará abrir um debate político desde uma perspectiva de sujeito coletivo orientado a defender e promover os direitos internacionalmente reconhecidos e os direitos inerentes aos Povos Indígenas, que até o momento foram violados pelo Estado Chileno.

Para o Conselho de Todas as Terras este é um momento histórico para a implementação do Autogoverno, particularmente devido ao Bicentenário do Estado de Chile que resiste em reconhecer os Povos Indígenas e estabelecer uma relação justa e duradoura. Ao mesmo tempo esta situação guia a luta que as comunidades Mapuche estão travando por suas terras, territórios e seus recursos.

Fonte:

http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?boletim=1〈=PT&cod=41671

Anúncios

3 de outubro de 2009 - Posted by | BOAS NOTÍCIAS | , , , , , , , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: